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Conceito das TIC’s


Introdução
Neste presente trabalho iremos abordar sobre as TIC’s sendo um tema que engloba vários conteúdos que tem a ver mesmo com o quotidiano no mundo das tecnologias, com base na organização do formador, além do tema principal iremos também falar de alguns subtemas relacionado com tema em destaque como: aplicação das TIC’s no nosso dia-a-dia, aplicação das TIC’s no PEA (processo de ensino e aprendizagem), conceito de informática e sua importância, os computadores e a sociedade e a evolução da computação. Tudo isso e mais o que não pudemos mencionar aqui  na introdução por esquecimento encontra-se nas páginas a seguir…      


Conceito das TIC’s
Segundo Wikipédia, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) consistem de todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação, o que inclui o hardware de computadores, rede, telemóveis, bem como todo software necessário. Assim, chamamos Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao conjunto de procedimentos, métodos, programas informáticos e equipamentos utilizados para processar, armazenar e comunicar ou transmitir informação em qualquer formato.

Aplicações das TIC’s no Dia-a-Dia
Actualmente, quando queremos falar com alguém, recorremos aos meios de comunicação. Entre eles destacam-se o telefone, fax, email, entre outros. Estes meios são mais eficazes e rápidos em comparação com a carta.

Aplicações das TIC’s no PEA
A aplicação das TICs, na educação deve visar um horizonte na actuação dos professores que não se limita a simples melhoria de eficácia do ensino tradicional ou a mera utilização tecnológica escolar, através dos meios informáticos. As TICs têm um papel profundo na educação. Elas proporcionam:
Ø  O envolvimento do aluno no processo de ensino e aprendizagem; Motivam o aluno devido os seus conteúdos de criatividade e inovação;
Ø  Agilizam o desenvolvimento de atividades acadêmicas tanto aos professores como aos alunos já que estes recursos permitem o acesso imediato a novas fontes de informação;
Ø  Graças as TICs podemos trocar conteúdos (documentos, imagens ente outros ficheiros);
Ø  Fomentam e favorecem o trabalho colaborativo;


Informática
A Informática pode ser considerada como significando “informação automática”, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. De acordo com o (MINEDH, 2013) falar de informática é o mesmo dizer, tratamento de informação por meios automáticos, e é considerado o estado actual da tecnologia.

Importância da Informática
A informática é muito importante para muitas áreas, seguem alguns pontos que mostram a importância da informática para os governos, as empresas, a educação para as pessoas.
·         Para o governo: trouxe enormes benefícios, isto pode ser notado em Moçambique, nos serviços públicos como exemplos emissão de BIs biométricos, Passaporte biométricos e entre outros serviços públicos;
·         Para as empresas: talvez seja as mais beneficiadas. Isto se deve pelo facto de elas terem começado bem cedo na implementação de processos automatizados, uso de sistemas gestão, entre outros. Seria muito complicado hoje uma grande empresa sem uma forte automatização. Talvez a demanda de carros fosse muito maior ou o tempo de processamento, logística e distribuição de produtos fosse tao demorada que seria possível atender a toda população no tempo que ela precisa;
·         Para a educação: a internet pode trazer muitos benefícios para os alunos e educadores, trazendo uma nova forma de ensino que é a educação a distancia e;
·         Para as pessoas: as redes sociais como o Facebook, WhatsApp podem ser uma ferramenta para aproximar as pessoas, sites como o Youtube pode ser útil na educação, blogs para compartilhar o conhecimento.

Os Computadores e a Sociedade
O progresso da tecnologia tem sido fundamental para o desenvolvimento das sociedades e do mundo. Os meios tecnológicos actuais permitiram o aparecimento da "aldeia global", uma vez que a informação rapidamente torna-se de fácil acesso para todos. As tecnologias da informação vieram revolucionar toda a vida social e caracterizam-se sobretudo pela sua flexibilidade, produtividade e integração do conhecimento. Dependem sobretudo da capacidade humana, isto é, o seu maior ou menor impacto depende da capacidade, do conhecimento e da criatividade de quem as usa. Neste âmbito, pode referir-se um conjunto extremamente vasto de inovações, como por exemplo, a máquina a vapor, os satélites ou mais recentemente do aparecimento dos telemóveis e da internet.

Evolução da computação
Existe uma relação directa entre tecnologia e desenvolvimento, que, por sua vez, produz alterações no modo de viver das pessoas. No entanto, esta relação é dialéctica, uma vez que também as inovações são produto da acção humana, isto é, são resultados da evolução, das necessidades e produção sociais.
As inovações são constantes e contribuem para o desenvolvimento dos povos. Contudo, as inovações tecnológicas têm uma duração muito curta, visto que muito rapidamente são ultrapassadas por outras, passando as primeiras ao esquecimento e a cair em desuso. Deixam, portanto, de ser “inovações” num espaço de tempo muito curto. Como exemplo da dinâmica associada às inovações tecnológicas, temos, para quem viveu no século XIX, o telégrafo e o telefone, que não passavam de miragens ou invenções prodigiosas. E, no entanto, o tempo para realizar e multiplicar estes meios da vida moderna foi extremamente breve. No início do século XX, com o aparecimento da rádio, pensava-se já noutra revolução: a comunicação individual. Assim, e uma vez que o desenvolvimento e aplicação das inovações tecnológicas são directamente dependentes da formação dos recursos humanos, é fundamental proporcionar às pessoas conhecimento e reciclagem para que estejam completamente actualizadas e contribuam para uma aplicação satisfatória das tecnologias, usufruindo das suas potencialidades ao máximo. Actualmente, vive-se numa era de transição da computação para os meios de comunicação. A generalização do uso da internet e a televisão digital revolucionaram as tecnologias de informação e da comunicação. A internet é um mundo virtual paralelo ao real. Podemos ler livros e jornais, fazer compras no supermercado, reservar passagens de avião e resolver mil dilemas práticos. A informação circula de forma livre e está acessível a qualquer pessoa. Nunca estivemos tão perto do conhecimento da aldeia global. Uma aldeia atravessada por autoestradas de informação e com comunicações virtuais, resultantes da era da comunicação mediada por computador.


Conclusão
Terminado o trabalho o grupo concluiu que o termo TIC (sigla da expressão Tecnologias de Informação e Comunicação) e designa todo o conjunto de tecnologias e equipamentos que, de forma integrada entre si, permitem trabalhar e comunicar informação, incluindo os computadores e os respectivos aplicativos, a Internet e as telecomunicações. As TIC são actualmente utilizadas na generalidade dos setores de atividade, nomeadamente na automação industrial, nos processos administrativos, no apoio à atividades comerciais, nas transações financeiras, na educação, na saúde, na investigação científica, entre muitos outros. E também nas aplicações das tics no dia a dia vimos que actualmente, quando queremos falar com alguém, recorremos sempre os meios de comunicação. Entre eles destacam-se o telefone, fax, e-mail, entre outros. Estes meios são mais eficazes e rápidos em comparação com a carta.
Sem mais delonga o grupo declarou “Trabalho concluído”.


Referencias Bibliográficas
·         Tavares, Adérito at all (2009). Tecnologias da Informação e da Comunicação, 9o Ano, 3o ciclo do Ensino Básico – Modulo 1: Unidades Essenciais. Lisboa Editora SA
·         Alve, Maria Clara & Barbot, Maria João (2009). Tecnologias de Informação e Comunicação, 11a Classe. Plural Editores, Moçambique.
·         https://www.gcfaprendelivre.org/tecnologia/curso/informatica_ basica/partes_basicas_do_computador/3.do

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