Introdução ao Software - Sistema Operativo
O presente trabalho tem como tema principal Software onde abordar-se-á sobre sistema operativo, vírus e antivírus e introdução ambiente gráfico do Windows. Com isso é de salientar que os Sistemas Operativos (SO) não funcionam apenas nos computadores podendo-se encontrar também na maioria dos dispositivos electrónicos que utilizam microprocessadores como por exemplo: celulares, DVD, etc.
1. Software
Software é um agrupamento de comandos escritos em uma linguagem de programação. Estes comandos, ou instruções, criam as acções dentro do programa, e permitem seu funcionamento.
Cada acção é determinada por uma sequencia, e cada sequencia se agrupa para formar o programa em si. Estes comandos se unem, criando um programa complexo.
1.1.Sistema Operativo
Sistema Operativo (SO) e um programa ou um conjunto de programas, informáticos que começam a trabalhar apenas quando se ligam os computadores, eles fazem a gestão do hardware desde os níveis mais básicos para alem de servir de interface entre o computador e o usuário.
Os Sistemas Operativos (SO) não funcionam apenas nos computadores podendo-se encontrar também na maioria dos dispositivos electrónicos que utilizam microprocessadores como por exemplo: celulares, DVD, etc.
Na actualidade são mais conhecidos os SO como o Windows, o Linux, o iOS, o Android entre outros, sendo que o Windows e o iOS são de código fechado, o que significa que para a sua utilização e preciso pagar, e os outros, Linux (Ubuntu) e o Android, são de código aberto, ou seja, são gratuitos.
Funções de um Sistema Operativo:
Ø Gerir as trocas de dados e informações entre o processador, os vários componentes e os periféricos;
Ø Permitir a instalação e configuração de periféricos;
Ø Realizar a gestão da memória do computador;
Ø Definir as regras de funcionamento do Software de aplicação;
Ø Disponibilizar ao utilizador um conjunto de programas que facilitam a gestão do sistema e da informação (copiar disquetes, listar o conteúdo de um disco, fazer cópias de segurança...), enviar mensagens informativas e de erro para o exterior (cópia terminada, ficheiro em impressão, disquete protegida...);
Ø Diagnosticar e corrigir erros;
Ø Criar e manter ficheiros;
Ø Administrar as memórias;
Ø Controlo de segurança.
Objectivos de um Sistema Operativo:
· Fornecer ao programador/usuário uma forma mais conveniente para a operação do computador:
· Esconde a complexidade e detalhes internos inerentes à manipulação e controle dos componentes de hardware.
· Reduz o tempo de preparação de um programa.
· Permite a execução do mesmo programa em ambientes diferentes
· Permite várias aplicações trabalharem simultaneamente
- Controlar a interacção entre:
ü Utilizadores e hardware
ü Os diversos utilizadores
- Utilizar o hardware e os demais recursos de um computador de forma eficiente.
Hoje em dia, todos os computadores possuem algum tipo de Sistema Operativo. Os mais conhecidos são o Windows e o Linux.
2. Vírus e Antivírus
2.1.Virus
Vírus informáticos são programas que se reproduzem e transferem-se de um computador para outro sem que o utilizador se aperceba.
A maioria destes vírus são criados para destruir dados ou imobilizar a operação dos sistemas.
- Programas de demonstração;
- Programas de pesquisa para o conhecimento de "viroses" e métodos de ataque;
- Programas de gente com más intenções.
- Programas de pesquisa para o conhecimento de "viroses" e métodos de ataque;
- Programas de gente com más intenções.
O vírus informáticos só se propagam com intervenção humana. Por exemplo, quando se troca ficheiros de pen drive, quando se faz downloads e/ou ao abrires um e-mail dum amigo teu ou duma pessoa que não conheces.
· Funciona mais lentamente do que o normal;
· Bloqueia constantemente;
· Reinicia sozinho e deixa de trabalhar normalmente;
· Algumas aplicações não funcionam correctamente;
· Discos e/ou unidades de disco ficam inacessíveis;
· A impressão não ocorre correctamente;
· Surgem mensagens de erro pouco usuais;
· Apresenta menus e caixas de diálogo distorcidos.
- Actualize o software do seu computador com regularidade;
- Instale um antivírus e mantenha-o sempre actualizado;
- Instale ou configure um firewall pessoal;
- Mantenha-se informado sobre os riscos e recomendações;
- Deve ter cuidado ao fazer downloads;
- Cuidado ao abrir documentos e programas recebidos por e-mail, sobretudo se não conhecemos quem os enviou.
Os worms, tal como um vírus, propaga-se de computador em computador, mas de forma automática e sem intervenção do utilizador. Desta forma apoderam-se de funcionalidades do computador através das quais acedem e enviam ficheiros ou informações.
O maior problema é a capacidade de se multipar em grande escala, enviando cópias de si próprio, o que provoca congestionamento nas redes das empresas e em toda a internet e infiltrarem-se no sistema e permitir que outras pessoas assumam o controlo do nosso computador à distância.
Os trojans (cavalos de Tróia) são programas de software malicioso e de acesso remoto que permitem que criminosos controlem o seu computador através da sua ligação à Internet. Estes programas apresentam-se como programas benéficos mas contém código malicioso ou destrutivo que adquire permissões sem o seu conhecimento.
· Ver, alterar, copiar e apagar os seus ficheiros. Isto pode acontecer de uma só vez ou sempre que liga o computador;
· Monitorizar e registar as suas actividades e enviar essa informação para outro computador. Este processo, ajuda os criminosos a descobrir os códigos de utilizador e passwords que introduziu no seu computador;
· Utilizar o seu computador para atacar outros computadores normalmente com o objectivo de sobrecarregar servidores com mensagens, espalhar vírus ou spyware;
· Alterar as funções do computador;
· Criar janelas pop-up com o objectivo de o aborrecer ou para se a ligar a sites maliciosos;
· Executar ou encerrar um programa, processo ou ligação no seu computador;
· Captar vídeo e áudio de dispositivos que tenha ligado ao seu computador e assim reconhecer o utilizador.
2.2.Antivírus
Antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms. São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, a fim de dar mais segurança ao usuário.
Existem diversas formas de uma máquina contrair vírus. Eles podem aparecer por meio de pendrives, emails, sites de conteúdo erótico ou duvidoso, download de arquivos e programas infectados e por vários outros meios. Esses vírus e códigos maliciosos possuem a finalidade de interferirem no funcionamento do computador ou outro aparelho para registrar, corromper, destruir dados e transferir informações para outras máquinas.
Existem diversas formas de uma máquina contrair vírus. Eles podem aparecer por meio de pendrives, emails, sites de conteúdo erótico ou duvidoso, download de arquivos e programas infectados e por vários outros meios. Esses vírus e códigos maliciosos possuem a finalidade de interferirem no funcionamento do computador ou outro aparelho para registrar, corromper, destruir dados e transferir informações para outras máquinas.
O antivírus, contudo, possui vários métodos de identificação para impedir a entrada de vírus, incluindo actualização automática, escaneamento, quarentena e outros meios. Alguns dos principais métodos podem ser lidos em detalhes abaixo.
Escaneamento de vírus conhecidos - Assim que um novo vírus é descoberto, o antivírus desmonta seu código e o separa em grupos de caracteres chamados de string que não são encontrados em outros programas do computador. A partir daí, a string começa a identificar esse vírus, enquanto o antivírus faz uma varredura pelo sistema para identificá-lo em algum programa. Caso encontrado, o antivírus notifica o usuário e deleta o arquivo automaticamente, enviando para um espaço que pode ser visualizado posteriormente pelo usuário.
Sensoreamento heurístico - Trata-se do segundo passo de uma execução quando o usuário solicita o escaneamento da máquina. O antivírus, por meio de um método complexo e muitas vezes sujeito a erros, realiza a varredura de todo o sistema em busca de instruções que não são executáveis nos programas usuais. Muitas vezes pode apresentar erros por necessitar gravar sobre ele mesmo, ou outro arquivo, dentro de um processo de reconfiguração ou actualização.
Busca algorítmica - trata-se de uma busca que utiliza algoritmos para encontrar os resultados.
Checagem de integridade - refere-se ao mecanismo que registra dígitos verificadores em um banco de dados para que possa ser consultado futuramente pelo antivírus com objectivo comparativo. Quando uma nova checagem é realizada, o sistema utiliza o banco de dados com as informações armazenadas para fazer comparações a fim de se certificarem de que não existem alterações nos dígitos verificadores.
Sensoreamento heurístico - Trata-se do segundo passo de uma execução quando o usuário solicita o escaneamento da máquina. O antivírus, por meio de um método complexo e muitas vezes sujeito a erros, realiza a varredura de todo o sistema em busca de instruções que não são executáveis nos programas usuais. Muitas vezes pode apresentar erros por necessitar gravar sobre ele mesmo, ou outro arquivo, dentro de um processo de reconfiguração ou actualização.
Busca algorítmica - trata-se de uma busca que utiliza algoritmos para encontrar os resultados.
Checagem de integridade - refere-se ao mecanismo que registra dígitos verificadores em um banco de dados para que possa ser consultado futuramente pelo antivírus com objectivo comparativo. Quando uma nova checagem é realizada, o sistema utiliza o banco de dados com as informações armazenadas para fazer comparações a fim de se certificarem de que não existem alterações nos dígitos verificadores.
Vale ressaltar que, apesar da evolução dos antivírus e de seus vários recursos para combater e impedir a chegada de programas maliciosos em uma máquina, nenhum deles é considerado totalmente seguro. Mantê-lo actualizado é o mínimo necessário para melhorar a sua actuação dentro do sistema.
3. Introdução ao Ambiente Gráfico do Windows
Em informática, interface gráfica do utilizador ou usuário (abreviadamente, o acrônimo GUI, do inglês Graphical User Interface) é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais por meio de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais, em contraste a interface de linha de comando. Foi criada pela Xerox mas somente se tornou um produto com a Apple.
A interacção é feita geralmente com um mouse ou um teclado, com os quais o usuário é capaz de seleccionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de widgets e são agrupados em kits.
Ambiente gráfico é um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador por meio de representações visuais do sistema operacional.
Para Windows temos apenas o ambiente gráfico padrão, nas versões Windows Vista e Windows 7 temos a chamada Windows Aero. Para GNU/Linux temos vários ambientes gráficos, entre eles, o KDE, Gnome, BlackBox, Xfce, LXDE, etc.. Há também a opção de não precisar usar ambientes gráficos. Para prover a funcionalidade do ambiente gráfico existem programas como X.org, XFree86.
História
O precursor das interfaces gráficas do utilizador foi inventado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Stanford, liderados por Douglas Engelbart. Durante a década de 1960, eles desenvolveram o uso de hiperligações de texto manipuladas com um rato para o NLS. Ivan Sutherland desenvolveu um sistema baseado em ponteiros chamado Sketchpad em 1963, que usava uma caneta de luz para guiar a criação e manipulação de objetos em desenhos de engenharia. Durante a década de 1970, o conceito de hiperligações foi posteriormente refinado e estendido por pesquisadores da Xerox PARC, que foram além da interface de texto, usando uma interface gráfica como a principal interface do computador Xerox Alto, que influenciou a maioria das interfaces gráficas modernas desde então.
A Interface do Utilizador da PARC consiste de widgets gráficos com janelas, menus, caixas de opção, caixas de seleção e ícones. Ela usa um dispositivo de ponteiro em adição ao teclado. Seguido desse sistema PARC, o primeiro modelo baseado somente em interface gráfica foi o Xerox 8010 Star Information System, de 1981.
Componentes
Uma interface gráfica do utilizador usa uma combinação de tecnologias e dispositivos para fornecer uma plataforma com a qual o utilizador pode interagir.
Em computadores pessoais, a combinação mais conhecida é o WIMP, que consiste de janelas, ícones, menus e ponteiros. Nesse sistema, utiliza-se um dispositivo de ponteiro como o rato para controlar a posição dum cursor e apresentar informação organizada em janelas e representada por meio de ícones. Os comandos disponíveis são compilados por menus e acionados mediante dispositivo de ponteiro. Um gerenciador de janela facilita a interação entre janelas, aplicações e o sistema de janelas, este, responsável por lidar com os dispositivos de hardware como o dispositivo de ponteiro e o hardware gráfico.
A simulação proporcionada pelos gerenciadores de janelas, incluindo a interação entre janelas e outros elementos gráficos, produz um ambiente de desktop.
Dispositivos móveis como PDAs e smartphones também usam elementos do WIMP mas com outros tipos de metáforas, devido às limitações de recurso do próprio dispositivo.
Conclusão
Terminado o trabalho concluiu-se software é um agrupamento de comandos escritos em uma linguagem de programação. Estes comandos, ou instruções, criam as acções dentro do programa, e permitem seu funcionamento.
Também de referir que cada acção é determinada por uma sequencia, e cada sequencia se agrupa para formar o programa em si. Estes comandos se unem, criando um programa complexo.
Sistema Operativo (SO) e um programa ou um conjunto de programas, informáticos que começam a trabalhar apenas quando se ligam os computadores, eles fazem a gestão do hardware desde os níveis mais básicos para alem de servir de interface entre o computador e o usuário.
Referencias Bibliográficas
Os 12 mitos da gestão da inovação». Brasil Econômico. 18 de novembro de 2011. Consultado em 18 de novembro de 2011. A Xerox desenvolveu a interface gráfica e o mouse mas foi a Apple que transformou em resultado.The first GUIs
· Módulo de Tecnologias Educativas, Formação de Professores do Ensino Primário
· Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino
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